ARTIGO TÉCNICO DO ASSOCIADO – SICFLUX – SINDRATAR
UTF-8
Sistema FIRJAN

ARTIGO TÉCNICO DO ASSOCIADO – SICFLUX

A importância do sistema de pressurização de escadas

Qual a importância do sistema de pressurização de escadas?

Você já parou para pensar em quantas vidas poderiam ser salvas se, em caso de incêndios, os prédios e construções tivessem um bom sistema de pressurização instalado? Sem dúvidas, o número de tragédias causadas por esse tipo de acidente teria uma queda significativa. Mas você sabe o que é e qual a importância do sistema de pressurização de escadas?

O que é um sistema de pressurização de escadas?

Antes de saber qual a importância do sistema de pressurização de escadas, vamos entender do que se trata esse sistema, sua composição e como é instalado nas edificações.

A pressurização nada mais é que o sistema que impede que a fumaça do incêndio adentre as saídas de emergências, permitindo que as pessoas saiam do local de maneira segura.

Um sistema de pressurização de escadas é composto de ventilador (com fonte de energia independente), painéis, venezianas e filtros de ar. O ar é captado em um ambiente externo e insuflado para o interior das escadas por meio de dutos e grelhas em todos os andares, mantendo o local sob pressão positiva.

Como funciona o sistema de pressurização de escadas?

Quando o sistema é acionado, os ventiladores começam a insuflar o ar externo na caixa da escada, enquanto os exaustores fazem o trabalho de extrair a fumaça e os gases tóxicos dos demais ambientes.

Nestes momentos, os alarmes são acionados e entram em funcionamento vários sistemas de proteção que podem ser agrupados em:

– Proteção ao patrimônio: Normalmente é constituído de sistemas de extinção automáticos, tais como aspersores de água ou agentes saponificantes, pó químico, CO2, entre outros. Eles visam a extinguir as chamas e proteger as edificações.
– Proteção a pessoa: Principal preocupação com o objetivo de promover a exaustão da fumaça do incêndio e dar tempo aos ocupantes para sair do ambiente ocupado em segurança.

Importância do sistema de pressurização de escadas.

Ter um sistema de pressurização de escadas instalado adequadamente não só preza pela segurança das pessoas em caso de incêndios, como também reduz de maneira significativa os casos de mortes. Isso porque o número de mortes por asfixia pela fumaça supera o número de óbitos por queimaduras em casos de incêndios. Além de ser tóxica, devido ao elevado grau que se encontra, a fumaça em alta temperatura causa inchaço interno e queimaduras em todo o trato respiratório, levando à morte por envenenamento ou asfixia.

Devido a sua importância, deve ser verificado com o corpo de bombeiros estadual local a exigência para que haja um sistema de pressurização de escadas nas edificações, sejam elas residenciais ou comerciais. Este sistema evita que a fumaça e seus gases tóxicos tomem conta do local.

Entretanto, é importante que esse sistema tenha um plano de manutenções periódicas preventivas e corretivas, a fim de identificar possíveis falhas a tempo de garantir a maior segurança em uma eventual ocorrência de incêndio.

Você já parou pra pensar em quantas vidas poderiam ser salvas se, em caso de incêndios, os prédios e construções tivessem um bom sistema de pressurização instalado? Sem dúvidas, o número de tragédias causadas por esse tipo de acidente teria uma queda significativa.