Sindratar-RJ comemora cinquentenário em evento na sede da Firjan – SINDRATAR
UTF-8
Sistema FIRJAN

Notícias

Sindratar-RJ comemora cinquentenário em evento na sede da Firjan



O Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar do Estado do Rio de Janeiro (Sindratar-RJ) comemorou 50 anos em evento nesta quinta-feira, 08/12, na sede da Firjan, com a presença da diretoria, associados e representantes do Conselho Nacional de Climatização e Refrigeração (CNCR). O presidente em exercício da federação, Luiz Césio Caetano, frisou que este ano o relacionamento da Firjan com o sindicato se consolidou ainda mais. 

“Iniciamos um mapeamento de ações com objetivo de reduzir a emissão de CO2 para atmosfera, a partir dos aparelhos de ar-condicionado. Entre outras medidas, apresentamos a plataforma Conecta, com recursos que aumentam a interação e facilitam o fechamento de negócios, além de cursos de qualificação e apoio a feiras do setor”, ressaltou Caetano.

Complementando a fala de Caetano, Christiane Lacerda, a primeira mulher presidente do Sindratar-RJ, apresentou o balanço anual e o planejamento para 2023. “Homenageio todas as diretorias que passaram por aqui e ajudaram a transformar o sindicato em sólido e consistente nesse meio século. Em 2023, vamos lançar, com o apoio da Firjan, o livro ‘Sindratar 50 anos’, escrito pela nossa gerente administrativa, Ingrid Rosane Schmitt. Peço mais participação dos associados. Quanto mais integrantes, mais voz a gente ganha”.

Em 2022, o sindicato completou a marca de mil alunos formados no curso de extensão em Engenharia de Ar-Condicionado, na sua 21ª edição, com apoio da Firjan SENAI, que ofereceu ainda sete cursos de qualificação profissional; e uma série de lives sobre temas como liderança inclusiva. A Feira Clima Brasil 2022, que reuniu 500 especialistas nacionais e internacionais, já tem uma nova edição programada para junho de 2023, além de novas rodadas dos cursos e do projeto Conectando Elas.  

A inclusão de mulheres foi tratada por Carla Pinheiro, presidente do Conselho Firjan de Mulheres: “A pauta de equidade de gênero traz a realidade de que as empresas com um ambiente diverso têm melhor competitividade. Buscamos o fomento de mulheres empreendedoras, na base da pirâmide, e também capacitar outras para ocuparem o topo. Na alta administração pública e privada, a presença feminina não chega a 14%”. 

“Já o CNCR vem consolidando sua atuação em prol de mais influência do setor e maior participação política para defender pautas nacionais e específicas como a eficiência energética e a autorregulação do segmento”, explicou Ricardo Salles, presidente do Conselho, que está se instalando no escritório da Firjan em Brasília. 

Quatro docentes da Firjan IEL (Mário Couto Pinto, Fábio Medeiros da Rosa, Camila Braga Pinto e Renata Domingues Barros) deram uma prévia do curso Estratégia e Modelo de Gestão, passando por tópicos como marketing, vendas, transformação digital e planejamento. E Karine Fraga, coordenadora de Estratégias e Negócios Multicanal da federação, mostrou os benefícios disponíveis para os associados. O evento teve patrocínio master da Firjan, da Midea Carrier e da Heating Cooling e Hidrodema. 

Compartilhe: