No dia 12, o Sindratar-RJ, através de seu presidente do Sindratar-RJ Leonardo Salles e os delegados representantes Álvaro Cesar Ribeiro e Áureo Ricardo Salles de Barros, marcou presença na sede da Firjan, para participar de encontro onde se debateu o desenvolvimento da indústria e o crescimento econômico.
Com a participação de mais de 300 empresários, o presidente da federação, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, destacou a importância do debate. “O foco da nossa discussão hoje é o Brasil 2024.
O embaixador Rubens Barbosa, que abordou questões relacionadas à geopolítica, chamou a atenção para a nova ordem econômica e internacional e destacou pontos que devem ser considerados e avaliados nas decisões futuras: tensão entre Estados Unidos e China; emergência da Ásia Oriental, com a China como novo eixo político e econômico do mundo; desenvolvimento sustentável; nova governança global; e inteligência artificial. Ele ressaltou que a inteligência artificial mudará a relação entre os países. “Esse é um fator muito importante, que vai ter influência em tudo o que as nações vão fazer”, disse Barbosa. O embaixador colocou que todos esses pontos afetam o comércio internacional e os investimentos, terão impacto nas relações de trabalho dentro dos países e vão acentuar o regionalismo.
O cenário político nacional foi destacado pelo cientista político Murillo Aragão, que enfatizou a necessidade de atenção para a inteligência artificial nas eleições brasileiras, a sucessão nas presidências da Câmara de Deputados e do Senado Federal, em 2025, e do Banco Central, em 2024. Já o economista Fabio Giambiagi abordou, entre os diversos fatores relacionados à situação econômica brasileira, os desafios atrelados à taxa de juros, à inflação e ao cenário fiscal.
Saiba mais em