ARTIGO TÉCNICO DO ASSOCIADO – WAP AIR – SINDRATAR
UTF-8
Sistema FIRJAN

Notícias

ARTIGO TÉCNICO DO ASSOCIADO – WAP AIR



Ar-condicionado pingando não é normal. Existem diversas causas que podem fazer um ar-condicionado ficar com esse “pinga-pinga”, inclusive erro na instalação do aparelho. Por isso, iremos abordar algumas situações que podem gerar vazamentos e como você pode evitar.

Um ar-condicionado com vazamento pode ser consequência do uso de uma tubulação de dreno com o diâmetro menor do que o necessário ou do que o sugerido pelo fabricante do produto. Se o problema for esse, poderá ter como consequência: os entupimentos. Neste caso, o ideal é a reinstalação da tubulação.

Outra causa comum é a falta de manutenção/limpeza do equipamento, pois todo acúmulo de sujeira na bandeja do evaporador gera uma limosidade residual que bloqueia a passagem de água para o seu sistema de drenagem e o vazamento de água acaba acontecendo. Para os equipamentos que possuem bomba de drenagem em seu sistema, esta mesma limosidade na bandeja pode vir a causar obstrução na bomba de drenagem ou até mesmo na tubulação, é fundamental higienizar e programar a manutenção preventiva com regularidade. Todos os serviços devem ser executados por um técnico especializado.

Quando o problema está relacionado com algum periférico do equipamento, podemos relacionar alguns fatores, dentre eles, temos:

Filtro do evaporador entupido; baixa rotação da turbina por sujidade ou baixa carga de fluido refrigerante, estes fatores contribuem para o congelamento da serpentina, que naturalmente ao descongelar, provoca o início do vazamento nas aletas do evaporador.

Um técnico especializado poderá determinar a causa do ar-condicionado estar pingando, suas consequências e identificar a solução do problema.

A melhor forma de prevenir vazamentos é realizando a manutenção preventiva do aparelho, pois ela pode minimizar as chances de problemas no equipamento e também evitar danos futuros. 

Compartilhe: